terça-feira, 27 de outubro de 2009

Gestação bela, saudável e sem stress!


Grávidas devem se alimentar bem e fazer atividades físicas, essas são condutas insubstituíveis para uma gestação saudável e para o crescimento fetal, mas também precisam cuidar da beleza e da qualidade de vida durante e após a gestação.
A gestação é um fenômeno fisiológico que acarreta uma série de modificações no organismo materno que se fazem videntes nos aparelhos cardio-circulatório, digestivo, respiratório, ósteo-articular, alem de alterações metabólicas, endócrinas, hematológicas e mamárias. Todas essas alterações aumentam o risco de estrias, celulite, edemas, varizes, manchas, acne e aumento exagerado de peso.
A celulite, o edema e as varizes são decorrentes da ação hormonal do estrogênio sobre a parede das veias, associada ao aumento da pressão venosa produzida pelo útero gravídico, o que dificulta o retorno venoso favorecendo o aparecimento de varizes e comprometendo a eliminação de líquidos e toxinas, fatores que estimulam a celulite. Essas alterações venosas podem desenvolver varizes nas pernas, na região do períneo e hemorróidas, alem da retenção hídrica que resultam em edemas, principalmente nos membros inferiores.
Uma gestante possui seu volume sanguíneo aumentado de 30% a 50% e essa alteração é maior em volume plasmático, isso significa dizer que a mesma possui capacidade de reter em seu organismo um volume de água até 8 litros acima do normal.
As estrias são disfunções estéticas vinculadas ao fator hereditário e ao aumento da produção de estrógeno, que compromete a capacidade de regeneração da pele. Estas podem surgir também mediante distensão excessiva da pele durante a gestação, onde as fibras elásticas e colagênicas do tecido conjuntivo da derme se rompem ou se distendem.
A pele se torna tensa, com o aumento da vascularização, existe um maior conteúdo hídrico na derme e hipoderme, tornando a pele mais hidratada. Os altos níveis hormonais durante os meses de gestação estimulam a produção de melanina e podem causar o aparecimento de manchas no rosto e no colo da mulher, denominado melasma. Estas manchas pioram com o sol, e podem desaparecer após a gravidez. É comum o aumento da secreção sebácea, resultante no aumento da oleosidade da pele e suor, podendo ocorrer acne.
Mas tenham calma pois existe sim vida estética durante, após o parto e no período de amamentação, com a finalidade de proteger o organismo materno e ainda, possibilitar a recuperação da puérpera, para que a mesma possa conviver melhor com todas essas mudanças geradas pela gravidez.
É importante lembrar que esse tratamento deve ser realizado por um fisioterapeuta e que o mesmo tenha conhecimento científico sobre os recursos indicados e contra-indicados para gestantes, garantindo um tratamento seguro e eficaz.
A drenagem linfática é o tratamento mais indicado para gestantes, consiste em uma massagem suave e lenta que ajuda a reduzir a retenção de líquido no corpo e diminui os inchaços típicos da gravidez, auxiliando na redução da celulite e ativando a circulação que fica mais lenta por causa do aumento de sangue no corpo da gestante.
Durante os primeiros meses de gestação ao se realizar drenagem linfática deve- se controlar a pressão arterial da gestante, pois tende a ser mais baixa e pode cair ainda mais, e rapidamente, com os tratamentos relaxantes, por esse motivo indica-se o inicio das drenagens após os 3 primeiros meses e conforme orientação do obstetra responsável.
Manter a pele hidratada é a melhor forma de prevenção de estrias. A gestante deve utilizar cremes que contenham uréia, vitamina E, lanolina e óleos em sua formulação, sendo que apenas óleos não previnem de forma eficaz. Esses cremes podem ser utilizados na hora da drenagem. Não se deve utilizar hidratantes sobre os mamilos, pois a pele desta região deve estar mais endurecida para suportar a sucção do bebê durante a amamentação.
Quanto a pele, o ideal é evitar banhos de sol prolongados, utilizando sempre um fator de proteção no mínimo 15, esta é uma forma de prevenir o aparecimento de manchas, outra forma seria tratamentos com máscaras de vitamina C que não interferem na gestação e clareiam a pele, esta pode ser introduzida com a drenagem linfática que elimina toxinas diminui o edema facial e reduz a aparência inestética de inchaço.
Para cuidar de possíveis acnes, deve-se indicar sabonetes específicos para gestante fazer a higienização do rosto bem como produtos indicados para pele oleosas em forma de gel. A realização de limpeza de pele esta liberada se houver necessidades desde que realizada com cremes que não possuam ácidos e sem recursos eletroterápicos.
A gestação é sem dúvidas um período de grandes mudanças emocionais e físicas. A fisioterapia dermato- funcional juntamente com as recomendações nutricionais e atividade física, proporciona a gestante uma melhor aparência e bem –estar, atuando eficazmente em muitas dessas mudanças, tendo como conseqüência uma melhor qualidade de vida durante o período gestacional e após o mesmo garantindo um período de involução mais rápido e saudável visando saúde e beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário