terça-feira, 27 de outubro de 2009

Gestação bela, saudável e sem stress!


Grávidas devem se alimentar bem e fazer atividades físicas, essas são condutas insubstituíveis para uma gestação saudável e para o crescimento fetal, mas também precisam cuidar da beleza e da qualidade de vida durante e após a gestação.
A gestação é um fenômeno fisiológico que acarreta uma série de modificações no organismo materno que se fazem videntes nos aparelhos cardio-circulatório, digestivo, respiratório, ósteo-articular, alem de alterações metabólicas, endócrinas, hematológicas e mamárias. Todas essas alterações aumentam o risco de estrias, celulite, edemas, varizes, manchas, acne e aumento exagerado de peso.
A celulite, o edema e as varizes são decorrentes da ação hormonal do estrogênio sobre a parede das veias, associada ao aumento da pressão venosa produzida pelo útero gravídico, o que dificulta o retorno venoso favorecendo o aparecimento de varizes e comprometendo a eliminação de líquidos e toxinas, fatores que estimulam a celulite. Essas alterações venosas podem desenvolver varizes nas pernas, na região do períneo e hemorróidas, alem da retenção hídrica que resultam em edemas, principalmente nos membros inferiores.
Uma gestante possui seu volume sanguíneo aumentado de 30% a 50% e essa alteração é maior em volume plasmático, isso significa dizer que a mesma possui capacidade de reter em seu organismo um volume de água até 8 litros acima do normal.
As estrias são disfunções estéticas vinculadas ao fator hereditário e ao aumento da produção de estrógeno, que compromete a capacidade de regeneração da pele. Estas podem surgir também mediante distensão excessiva da pele durante a gestação, onde as fibras elásticas e colagênicas do tecido conjuntivo da derme se rompem ou se distendem.
A pele se torna tensa, com o aumento da vascularização, existe um maior conteúdo hídrico na derme e hipoderme, tornando a pele mais hidratada. Os altos níveis hormonais durante os meses de gestação estimulam a produção de melanina e podem causar o aparecimento de manchas no rosto e no colo da mulher, denominado melasma. Estas manchas pioram com o sol, e podem desaparecer após a gravidez. É comum o aumento da secreção sebácea, resultante no aumento da oleosidade da pele e suor, podendo ocorrer acne.
Mas tenham calma pois existe sim vida estética durante, após o parto e no período de amamentação, com a finalidade de proteger o organismo materno e ainda, possibilitar a recuperação da puérpera, para que a mesma possa conviver melhor com todas essas mudanças geradas pela gravidez.
É importante lembrar que esse tratamento deve ser realizado por um fisioterapeuta e que o mesmo tenha conhecimento científico sobre os recursos indicados e contra-indicados para gestantes, garantindo um tratamento seguro e eficaz.
A drenagem linfática é o tratamento mais indicado para gestantes, consiste em uma massagem suave e lenta que ajuda a reduzir a retenção de líquido no corpo e diminui os inchaços típicos da gravidez, auxiliando na redução da celulite e ativando a circulação que fica mais lenta por causa do aumento de sangue no corpo da gestante.
Durante os primeiros meses de gestação ao se realizar drenagem linfática deve- se controlar a pressão arterial da gestante, pois tende a ser mais baixa e pode cair ainda mais, e rapidamente, com os tratamentos relaxantes, por esse motivo indica-se o inicio das drenagens após os 3 primeiros meses e conforme orientação do obstetra responsável.
Manter a pele hidratada é a melhor forma de prevenção de estrias. A gestante deve utilizar cremes que contenham uréia, vitamina E, lanolina e óleos em sua formulação, sendo que apenas óleos não previnem de forma eficaz. Esses cremes podem ser utilizados na hora da drenagem. Não se deve utilizar hidratantes sobre os mamilos, pois a pele desta região deve estar mais endurecida para suportar a sucção do bebê durante a amamentação.
Quanto a pele, o ideal é evitar banhos de sol prolongados, utilizando sempre um fator de proteção no mínimo 15, esta é uma forma de prevenir o aparecimento de manchas, outra forma seria tratamentos com máscaras de vitamina C que não interferem na gestação e clareiam a pele, esta pode ser introduzida com a drenagem linfática que elimina toxinas diminui o edema facial e reduz a aparência inestética de inchaço.
Para cuidar de possíveis acnes, deve-se indicar sabonetes específicos para gestante fazer a higienização do rosto bem como produtos indicados para pele oleosas em forma de gel. A realização de limpeza de pele esta liberada se houver necessidades desde que realizada com cremes que não possuam ácidos e sem recursos eletroterápicos.
A gestação é sem dúvidas um período de grandes mudanças emocionais e físicas. A fisioterapia dermato- funcional juntamente com as recomendações nutricionais e atividade física, proporciona a gestante uma melhor aparência e bem –estar, atuando eficazmente em muitas dessas mudanças, tendo como conseqüência uma melhor qualidade de vida durante o período gestacional e após o mesmo garantindo um período de involução mais rápido e saudável visando saúde e beleza.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Apologia ao glúteo bonito


AUMENTO DO GLÚTEO
Prótese de glúteo / Gluteoplastia
Pela valorização das nádegas bonitas e grandes, há uma procura crescente por essa cirurgia. Muitos pacientes, homens e mulheres, sentem-se insatisfeitos com o tamanho de suas nádegas, ou mesmo com sua harmonia. Fatores como a vida sedentária, herança familiar e a idade tornam as nádegas caídas, flácidas e com pouca projeção. A maioria nota que, entre os 30 e 50 anos, ocorre uma diminuição e flacidez das nádegas. Esta cirurgia torna mais atraente o contorno corporal. Se o paciente se sente insatisfeito com seu contorno e silhueta, pode optar por realizá-la em qualquer idade, pois não existe período ideal.
A prótese utilizada é de gel de silicone, semelhante às próteses mamárias, porém com um formato próprio e com um revestimento bem mais espesso, o que as torna seguras. Elas não interferem no ato de sentar, pois a prótese é posicionada na região glútea que não é utilizada para se sentar. A única recomendação é a proibição de injeções intramusculares na nádega.
A técnica mais utilizada é através de uma incisão de mais ou menos 7 cm no sulco interglúteo, que é a linha natural divisória entre as duas nádegas. A cicatriz fica totalmente inaparente com o tempo, pois essa é uma prega natural. A anestesia utilizada é a peridural com sedação, na qual o paciente permanece dormindo desde o quarto e por todo o procedimento. É uma cirurgia relativamente rápida e de curta recuperação pós-operatória. A prótese é colocada entre os músculos glúteos, afastando-os sem cortá-los. Desta forma ela fica encaixada e protegida pelos músculos, ficando natural e inaparente ao toque ou ao olhar. Pode-se associar a esta cirurgia a lipoescultura para definir melhor o contorno corporal desta região e valorizar o resultado final.
A recuperação é rápida, podendo já sentar no primeiro dia e caminhar no dia seguinte. Pode-se dirigir após 10 dias e voltar às suas atividades normais em 20 dias. Em pouco tempo a paciente deixa de perceber que tem uma prótese no local.

Autor: Dr. Valderi Vieira

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Radiofrequência: Uma arma contra o envelhecimento!


O Spectra é um equipamento de Radiofreqüência que produz efeito térmico através de duas manoplas que aplicam tratamentos de rejuvenescimento facial e corporal, como no caso da flacidez cutânea, fibroses, celulite, envelhecimento e até gordura localizada. Não é um tratamento invasivo, nem dolorido e alcança resultados rápidos e muito expressivos.
Causa contração das moléculas de colágeno e aumenta a produção de neocolágeno que irá agir durante semanas e meses após a aplicação, gerando uma melhora ainda maior no aspecto da pele. Ocorre um aumento da circulação sanguínea local e destruição dos adipócitos que pode assim combater também a celulite.
Na redução de gordura, a Radiofreqüência aumenta a microcirculação sangüínea, a atividade enzimática, metabólica e térmica, ativando a “queima” da gordura, além de aumentar o consumo de energia em nível celular (ATP).
O ponto positivo é o aumento do calor como efeito fisiológico, que proporciona como conseqüência uma reestruturação de toda a cadeia protéica aumentando as fibras de colágeno. Ideal para eliminar a flacidez, comprovadamente atestado em protocolos que apresentam excelentes resultados.
Ajuda a combater a flacidez da pele, pois emitem ondas eletromagnéticas que aquecem a derme e a hipoderme, promovendo a contração das fibras de colágeno e estimulam sua produção.
O Spectra promete ser um dos mais expressivos aparelhos que utiliza Radiofreqüência no mercado, pois tem potência e freqüência mais suave que os equipamentos importados, oferecendo um custo mais acessível. A técnica também é conhecida por Tecaterapia, desenvolvida pelos europeus com base na Itália e na Espanha, países que já utilizam esse tipo de tecnologia há bastante tempo.
Podem se retomar as atividades normais imediatamente. Pode ocorrer uma hiperemia (pele com cor avermelhada) no local da aplicação em alguns pacientes, mas normalmente desaparece logo depois do tratamento. Complicações do aquecimento podem ocorrer, mas são raras. Protetor solar é recomendado todos os dias.
Os resultados aparecem gradualmente de 2-6 meses, embora alguns pacientes obtenham uma resposta mais cedo. As sessões são semanais e o número irá depender do objetivo de cada paciete.


Benefícios do Spectra ( versão nacional do accent): Novo equipamento de Radiofreqüência que trata os tecidos da pele:

* Atua em 3 níveis tissulares:
- Melhora a arquitetura externa da pele;
- Melhora a qualidade do Colágeno e da Elastina;
- Provoca a contração do tecido conectivo;
- Reorientação das fibras de Colágeno;
- Incremento na contagem de fibras;
- Aumento da espessura e densidade do tecido epitelial;
- Regeneração de tecidos moles;
- Aumento das atividades metabólica e enzimática;
- Melhora a micro circulação;
- Provoca vasodilatação;
- Melhora a hidratação tecidual;
- Aumenta a oxigenação;
- Estimula o aporte de nutrientes;
- Acelera a eliminação de catabólitos;
- Promove a lipólise.


Ligue e agende uma avalição e aproveite para conhecer as maravilhas que a radiofreqência pode fazer por você.

Autora: Dra. Olga Saraiva